PUBLICIDADE

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pacificação do distrito de Jacinópolis

Jacinopólis – Distrito do município de Nova Mamoré, contudo devido a sua proximidade (60 Km) e estrada de acesso através de Buritis, Jacinopólis recebe assistência das instituições públicas que estão instaladas nesta cidade, como a 4ª Companhia de Policiamento Ostensivo do Sétimo Batalhão, responsável pela segurança da localidade.
Jacinopólis já foi considerado um dos locais mais violentos do Estado de Rondônia, contudo esta realidade começou a mudar em 2011, quando o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Dr. Marcelo Bessa, juntamente com o Comandante Geral da PM, Coronel PM César, estiveram visitando a localidade e determinaram a instalação imediata de um Destacamento da Polícia Militar para realizar a segurança da região.

Em agosto de 2011, teve início a missão de pacificação de Jacinopólis com dez Policiais Militares da 4ª Companhia de Policiamento Ostensivo de Buritis, sob o comando do Capitão PM Faria, que realizaram diversas operações de repressão ao tráfico de drogas, de desarmamento, prisões de foragidos da justiça e comandos de abordagens, comandadas pelo Tenente PM Braguin.

Após a primeira fase da operação policial, iniciou-se o trabalho de Polícia Comunitária, quando integrantes da PM reuniram a comunidade e auxiliaram na formação da Associação de Moradores, e em seguida começaram atividades com os jovens, através da Guarda Mirim e do PROERD, que recebeu apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Buritis, que auxiliaram na aquisição dos uniformes dos alunos e outros materiais necessários ao projeto, bem como, também recebeu ajuda da Secretaria Estadual de Educação, que autorizou a utilização das instalações da Escola de Jacinopólis, extensão da Escola Elvandas Maria Siqueira de Buritis, nas manhãs dos sábados, quando ocorrem as instruções dos Guardas Mirins.

Em 21 de setembro de 2011, teve início a formação da primeira turma de cadetes da Guarda Mirim, com 84 jovens da localidade, que durante onze meses receberam instruções de cidadania, direito ambiental, direito constitucional, educação física, primeiros socorros, ordem unida, hinos e canções, e o Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência – PROERD. As aulas foram ministradas pelo Cabo PM Maia e os Soldados PM Hemerson (PROERD), Da Costa, Jair, Valber, Benfica, Angélico, Marisvaldo, entre outros. Também receberam apoio da Polícia Civil, através dos delegados Lucas Torres e Fabiana e do Agente Jek.

Formatura

Na tarde do último sábado, 01/09, aconteceu no Salão de Festas da Igreja Católica de Jacinopólis, a formatura da primeira turma de cadetes da Guarda Mirim com 54 jovens. Durante a solenidade os Guardas Mirins realizaram apresentações de ordem unida, cantaram o hino Nacional e o hino Céus de Rondônia, prestaram juramento, receberam o distintivo e a boina preta de seus pais e padrinhos e finalizaram marchando em continência a Bandeira Nacional.

Homenagens

A primeira turma da Guarda Mirim foi intitulada “Turma Pastor Luiz Carlos” que foi um dos grandes incentivadores do projeto e recentemente faleceu vítima de um acidente de trânsito, tendo seus familiares recebido um diploma de homenagem póstuma de “Amigo da Guarda Mirim”. O Cabo PM Maia, Comandante da Guarda Mirim, foi surpreendido com uma homenagem pela passagem do seu aniversário, com um enorme bolo e um efusivo parabéns cantado por todos.

Jacinopólis hoje

Atualmente, Jacinopólis conta com um Destacamento da Polícia Militar, instalado num prédio alugado pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, que realiza a segurança da localidade de forma permanente, equipado com rádio de comunicação e viatura caminhonete L-200.

Os resultados da pacificação de Jacinopólis são percebidos por todos os moradores da localidade pela tranqüilidade , numa simples comparação temos que em 2010 foram registrados 06(seis) ocorrências de homicídio, em 2011 foram 04 (quatro) e nestes oitos meses de 2012, foi 01 (um) assassinato, o que representa uma enorme redução deste tipo de crime na região.

Tudo isto demonstra que a integração da Polícia com a Comunidade, dentro dos princípios de Polícia Comunitária, resulta numa melhor qualidade de vida para a sociedade, com mais paz, segurança e educação, declarou o Capitão PM Faria, um dos mais felizes com os resultados alcançados na sua área de atuação.

Na oportunidade, o Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Ênedy, agradeceu a contribuição de todos para a pacificação de Jacinopólis e para a formação dos 54 cadetes da Guarda Mirim, enfatizando que estas ações visam formar bons cidadãos, contribuindo para a prevenção de ocorrências policiais e disseminando a cultura de paz.

Várias autoridades estiveram presentes: Deputada Estadual Ana da 8, Dr. Lucas, Delegado de Polícia Civil de Buritis, Lilia Vieira Montes, Presidente da Guarda Mirim de Buritis, Capitão PM Faria, Comandante da 4ª Companhia PM, em Buritis, Tenente PM Valentin, Soldados PM Maxmiano e Marcelo, Instrutores do PROERD em Ariquemes, Glaucimar Lima, Presidente da Associação de Moradores de Jacinopólis, Diretores e Professores das Escolas Estaduais e Municipais da região, entre outras autoridades.
Ariquemes, RO, 03 de Setembro de 2012.

Ênedy Dias de Araújo – Ten Cel PM
Comandante do 7º BPM

Fonte: rondoniavip