PUBLICIDADE

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cacoal: agentes penitenciários invadem pavilhões e põem fim a princípio de rebelião

Foto Ilustrativa
Um princípio de rebelião foi registrado no último sábado (27) na Casa de Detenção de Cacoal (RO), após uma operação de revista deflagrada pelos agentes penitenciários e que apreendeu seis aparelhos celulares, porções de substâncias entorpecentes, cachimbos artesanais utilizados para o fumo de pedras de crack, além de eixos de ventiladores transformados em objetos perfurantes.
Realizada com o apoio de policiais militares, a revista teve início às 8h da manhã e durou aproximadamente uma hora e meia. Segundo a ocorrência registrada no Livro da Unidade, a insatisfação da população carcerária foi demonstrada inicialmente por um dos internos que começou a bater na bigorna da cela no início da tarde, alegando dores no estômago. No entanto, ao ser conduzido à enfermaria, recusou-se a tomar injeção, sendo medicado apenas com comprimido, conforme consta na ocorrência nº 07 do dia 27.

A rebeldia dos demais internos se generalizou somente a partir das 21h30, quando iniciaram um movimento de desordem e depredação da unidade, onde exigiam o retorno para a cela do apenado atendido anteriormente na Enfermaria e reclamavam dos colchões, alegando que estavam úmidos.

Na ocasião, os diretores da Casa de Detenção, Sidnei Teodoro e Fabiano Cardoso tentaram negociar o fim do movimento, mas sem sucesso. A cada minuto os internos agrediam os agentes com ameaças de morte, xingamentos e atiravam pedaços de concreto, tijolos e água fervendo.

Conforme os relatos, a Direção convocou todos os servidores que estavam de folga para garantirem maior segurança e evitar uma possível fuga em massa e depredação do patrimônio.

Pouco mais de duas horas depois, já perto da meia-noite, agentes e policiais orquestraram uma grande ação tática e invadiram os pavilhões em meio aos objetos que estavam sendo atirados pelos apenados, sendo necessário efetuar disparos com munição anti-motim e o uso de bombas de efeito moral.

Com a situação sob controle, os agentes realizaram uma nova vistoria nas celas para avaliação dos danos causados, bem como o atendimento emergencial aos internos. De acordo com a Direção, todos os presos que solicitaram atendimento médico também foram atendidos no dia seguinte por médico na Unidade.

A pedido do próprio diretor do presídio, o delegado de polícia, Frankie Lopes, realizou o exame de corpo de delito em 19 presos.

“Os agentes de Cacoal provaram que possuem técnica e coragem para enfrentar mais esta crise no sistema penitenciário de Rondônia. Parabéns a toda a equipe da Casa de Detenção”, destacou o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários do Estado, Anderson Pereira.

Fonte: Assessoria