PUBLICIDADE

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Número de veículos recuperados após roubos cresce em Ariquemes, RO

(Foto: Eliete Marques/G1)
Cresce o número de veículos recuperados pelos donos após terem sido roubados ou furtados no município de Ariquemes, RO. Em 2011 a Polícia Militar (PM) recuperou 209 veículos, mas apenas 88 foram retirados pelos seus respectivos donos. No primeiro semestre de 2012 foram recuperados 129 veículos e 59 retornaram aos seus donos legais, segundo dados da 2ª Delegacia de Polícia Civil (DPC). Os veículos são enviados para o pátio da 2ª Delegacia, mas muitos enferrujam, enquanto seus donos não aparecem.


O comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar (PM), Ênedy de Araujo, explica que os criminosos roubam ou furtam veículos para utilizá-los em outros crimes. “Aumentamos o número de policiais nas ruas e as abordagens a pessoas suspeitas para coibir a prática de crimes na cidade. Além disso, tentamos recuperar os veículos para que eles não sejam usados em outras práticas criminosas”, ressalta o comandante.
Os veículos recuperados pela PM são enviados para o pátio da 2ª Delegacia de Polícia Civil (PC) de Ariquemes. Segundo o delegado da PC Vinicius Bastos, o pátio da delegacia abriga atualmente 556 veículos. Há três caminhões, 49 carros, 204 motocicletas e cerca de 300 bicicletas. Bastos explica que quando a PC encerra as investigações, o inquérito é remetido ao Ministério Público (MP) juntamente com o veículo envolvido no caso. No entanto, Bastos ressalta que o MP não tem lugar para comportar os veículos. “Os veículos ficam à disposição do judiciário, mas continuam no pátio da delegacia”, diz o delegado.
Delegado Vinícius Bastos (Foto: Eliete Marques/G1) 
Delegado Vinícius Bastos (Foto: Eliete Marques/G1)
 
O delegado afirma ainda que o órgão não tem estrutura para fazer a investigação de todos os veículos apreendidos. “Nós até fazemos a verificação de alguns veículos, mas não existe um departamento especifico e nem efetivo para realizar esta função na delegacia”, explica Vinicius.
Recuperação
O aposentado Manoel Pinheiro teve seu carro roubado no início de agosto, na zona rural do município e conseguiu reaver o veículo. O aposentado lembra que os ladrões armados amarraram ele e sua esposa e roubaram o carro, eletrodomésticos e outros produtos. Nove dias após o roubo, o veículo foi encontrado num loteamento do município e levado para o pátio da delegacia.
Manoel foi informado da recuperação do carro, por meio de um policial militar e apresentou o boletim de ocorrência, pois o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo estava dentro do veículo, e conseguiu a devolução do carro. “Graças a Deus consegui recuperar meu carro de volta, pois foi muito difícil comprá-lo”, ressaltou.

Fonte: G1