PUBLICIDADE

terça-feira, 20 de maio de 2014

O sonho que insiste em não virar realidade em Guajará-Mirim

O “sonho” de ver a Pérola do Mamoré voltar a brilhar está cada vez mais distante de se tornar realidade. O atual prefeito, Dúlcio Mendes, foi lançado pelos marqueteiros políticos do PT, durante a campanha eleitoral de 2012, como sendo a “melhor alternativa” para o nosso sofrido município. O candidato petista com o slogan “Agora Muda Guajará” foi eleito com 7.762 votos, o que representou 37,72% dos votos válidos.

O descontentamento da população com as últimas quatro administrações municipal era generalizado. Mas o que ninguém esperava era que a situação pudesse ficar ainda pior. Hoje, por todas as partes se ouve os reclames das pessoas. Muitos dizem: “eu era feliz e não sabia” se referindo as administrações anteriores: Bader, Pilon, Dedé e Atalíbio. Para esses eleitores não era possível acreditar que a situação calamitosa do município, em decorrência de más administrações, pudesse ficar ainda pior, pois muitos acreditaram na frase “Agora Muda Guajará”. A cidade está realmente mudando, mas pra pior, infelizmente.

Trafegar pelas vias públicas nunca esteve tão difícil em Guajará-Mirim. As principais ruas pavimentadas do município estão se deteriorando, sem receber os devidos reparos, o que certamente tem contribuído para o alto índice de acidentes, envolvendo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Nas vias onde não tem asfalto a situação é dramática. Em alguns locais verdadeiras crateras se formaram, tornando-as intrafegáveis. O matagal também tem tomado de conta, atrapalhando a visibilidade dos condutores de veículos. Nessa história, os donos de oficinas estão sorrindo à toa, pois os veículos abarrotam esses locais para passarem por conserto, quase que diariamente;  prejuízo causado pela buraqueira.

A saúde, que há muito tempo estava doente, agora está em estado grave. Médicos e enfermeiros revoltados por causa das péssimas condições de trabalho, falta de remédios, balas de oxigênio e outros materiais básicos para atender os pacientes. Fatos que foram relatados recentemente em ocorrência policial registrada na delegacia de polícia por um médico e uma enfermeira do Hospital Regional.

Para um município que tem uma população de mais de 40 mil habitantes, a Secretaria Municipal de Saúde chegou a disponibilizar apenas 10 fichas diariamente para exames laboratoriais. Centenas de pessoas, certamente, ficaram sem poder fazer os exames recomendados pelos médicos.

Um ano e quatro meses da atual administração já se passaram e as belas promessas de Dúlcio Mendes estão se perdendo no ar. Até mesmo alguns aliados petistas estão desiludidos e não acreditam que a situação possa melhorar. Dúlcio prometeu um choque de gestão administrativa no setor público municipal. O problema é que o choque está sendo  de “alta tensão” e ao invés de acordar os ânimos adormecidos da população, está destruindo o pouquinho de esperança que restava.

Infelizmente, a cidade está enfrentando uma das piores crises de todos os tempos em várias áreas e setores. Diante do cenário desanimador, o gestor municipal parece estar tranquilamente, não dando muita importância para as críticas, que têm justo fundamento.

O Instituto Phoenix divulgou  em dezembro do ano passado na mídia estadual, uma pesquisa que apontou os dez melhores e piores prefeitos do Estado de Rondônia. Na pesquisa, o prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes (PT), aparece como o sexto pior gestor público municipal, num total de 52 municípios avaliados.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Wilber Coimbra, alertou o prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes, por exceder o gasto com folha de pagamento previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Segundo Wilber, Dúlcio teria ultrapassado em 7,90% (chegando a 61,90%) o limite legal de 54% da Receita Corrente Líquida do período em despesas com pessoal do Poder Executivo Municipal de Guajará-Mirim. Tal fato poderá caracterizar infração administrativa nos moldes do art. 5º, IV da Lei Federal n. 10.028/00.

Mas parece que o prefeito Dúlcio não está mesmo se importando com os problemas. Numa cidade que tem tantos problemas, um a mais ou a menos talvez não faça diferença. e a população continua  aguardando  o choque de gestão prometido na campanha eleitoral.

Será que o senhor prefeito terá coragem de dar esse choque de gestão, ou continuará deixando a população na espera?

Fonte: Guajará em Foco