PUBLICIDADE

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ligação turística e comercial do Brasil com a Bolívia está perto de ser realidade

O estreitamento das relações comerciais, turísticas e culturais entre o Brasil e a Bolívia está caminhando a passos largos. Em Audiência Pública que aconteceu em Costa Marques, no último sábado, nove deputados bolivianos, prefeitos e vereadores do Estado do Beni, estiveram presentes para assegurar que um acordo de cooperação entre os Países se torne realidade, e que uma balsa seja instalada para a travessia do Rio Guaporé, interligando Rondônia ao Estado do Beni, na Bolívia.

O deputado José Lebrão, Primeiro Secretário da Assembléia Legislativa do estado de Rondônia, autor do pedido para a realização da audiência, disse que o Estado de Rondônia tem tudo para se tornar um dos estados mais desenvolvido e próspero de toda a Região Norte.  A audiência contou, inclusive, com a presença do Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, parlamentares federais da bancada de Rondônia e de inúmeras autoridades brasileiras e bolivianas.
Com a participação de mais de uma dezena de autoridades bolivianas, a demonstração de interesse também por parte dos vizinhos faz com que o Brasil agilize as conversações para a instalação da balsa que fará a travessia do rio Guaporé, no porto localizado no Forte Príncipe da Beira.
O deputado Lebrão ressaltou que o incremento do turismo será o primeiro passo para a consolidação de uma parceria duradoura. Segundo ele, os trâmites burocráticos e instalação de suportes necessários, como Alfândega e controle animal, deverão ser finalizados em médio prazo (aproximadamente 2 anos) e, a partir daí, a exportação e importação entre os dois países estarão consolidados.
Parlamento boliviano

Lebrão disse que sua maior satisfação foi ver seu apelo atendido pelo Parlamento boliviano. Oito deputados da Assembléia Legislativa de Beni vieram à Costa Marques, comandados pelo presidente daquela Casa de Leis, deputado Alex Abidar.
Abidar, em seu discurso, afirmou que essa integração entre o Brasil e Bolívia, através de diversos corredores, é uma necessidade para um mundo globalizado. Disse ainda que a ligação do Departamento de Beni com a região Sul do Estado de Rondônia, tem que ser feita através de Costa Marques, já que sendo a via por Guajará Mirim a distância chega a pouco mais de mil quilômetros, ao passo que de Costa Marques à Capital do Beni, Trinidad, é de apenas 360 quilômetros.

Abidar disse que o Presidente Evo Morales participa ativamente dos projetos de integração com o Brasil e que enviou seu total apoio à ligação através do Vale do Guaporé. Alex Abidar disse ainda que enquanto estiver na presidência da Assembléia Legislativa do Beni, não poupará esforços para que esse intercâmbio seja estabelecido o mais rápido possível.
Ao final da audiência ficou acertada a vinda de deputados bolivianos para uma mesa redonda com o a Assembléia Legislativa de Rondônia e com o governo do estado, ficando também marcada a data de 9 de novembro para uma visita do parlamento e governo rondoniense, a Trinidad, Capital do Beni, para a finalização dos acordos.


Fonte: David Casseb