PUBLICIDADE

quinta-feira, 30 de maio de 2013

PC prende suspeito de aplicar golpes de diversos cursos em Guajará-Mirim

Foi conduzido ontem para delegacia de Policia Civil de Guajará-Mirim, Jonathan Abreu Valadares de 27 anos, ele foi detido por volta das 12h desta quarta-feira na FAEMA localizada da Avenida Duque de Caxias no bairro 10 de Abril, ele é suspeito de aplicar golpe em várias pessoas na cidade de Espigão do Oeste oferecendo cursos como, Informática Profissional, Segurança do Trabalho, cabeleireiro, Estética, auxiliar administrativo e financeiro, atendente de farmácia e consultório, montagem e manutenção de computadores, além de manicure e pedicure, eletricista com especialização em NR 10, mestre de obras, mineração entre outros, só aqui em Guajará, mais 230 pessoas se inscreveram em diversos cursos.

Ele foi conduzido para delegacia de Policia Civil, por uma medida de precaução, já que durante as investigações a policia descobriu que ele aplicou um golpe com as mesmas características na cidade de Espigão do Oeste, no interior do estado.

Lá pelo ao menos treze pessoas pagaram, por um curso que só aconteceu por que a câmara municipal arcou com as consequências, lá eles inscreveram as pessoas e sumiram, aqui em Guajará, o golpe foi descoberto antes de ser concluído mais parte dele já havia sido consumado, por exemplo, a pouco mais de 15 dias um elemento identificado por DARUANY AMARAL MARTINS, veio ao município dizendo ser contratado por uma empresa chamada Microlink.

A missão dele era divulgar nos meios de comunicações os cursos oferecidos pela empresa.
Terminada a semana de divulgação, ele deixou o município e aí quem entrava em ação era outro integrante do Grupo, Jonathan Abreu Valadares que foi detido ontem pela policia civil.
Mais qual era a missão de Jonathan, de acordo com a Policia era inscrever as pessoas para um curso, e contratar professores e instrutores, no curso que segundo o panfleto deveria acontecer na sede da câmara municipal de vereadores.

A detenção deste elemento partiu de um oficio enviado pela câmara municipal e assinado pelo presidente em exercício vereador Roberto Oro Win, ( Winpa ) no oficio ele diz que a câmara está cedida para o TER para os próximos três meses, e que um elemento procurou a aquela casa de leis para uma parceria que não se confirmou.

O presidente foi enfático em suas colocações, pediu rigor na apuração, pois desconfiava que a câmara estava sendo usada, e mandou uma funcionária da câmara Jaqueline lima Pires Ortiz registrar uma ocorrência relatando os fatos.

Quando foi detido, Jonathan alegou que o contato não havia sido feito com ele, e que ele recebeu a informação da empresa que o curso ocorreria na câmara. Mais um problema foi detectado durante as investigações, para a surpresa dos policias o dinheiro arrecadado com as inscrições era enviado na conta de terceiros e não da empresa Microlink.

Quase 14 mil reais foram enviados nos últimos três dias, em seu depoimento Jonathan diz que trabalha na Microlink, que tem sede em Uberlândia Minas Gerais, a cerca de um ano e meio, mais que não tem carteira assinada.

Questionado sobre de que forma estes alunos seriam diplomado, Jonathan alegou que eles receberiam o diploma via sedex, e que a FAEMA entregaria a documentação, essa informação foi negada pela representante da FAEMA em Guajará-Mirim, Luciana Fabiano Dos Santos Uchôa diz que foi mais uma vitima deste elemento.

Mais a policia acredita que Jonathan já fosse deixar a cidade nos próximos dias assim como fez em Espigão do Oeste.

Fato parecido com este aconteceu em Campo Alegre no interior de Alagoas, ele negou que conheça a cidade mais admitiu que alguém da empresa tenha estado na pequena cidade usando os mesmos artifícios.

Aparentemente ele tinha pressa em receber por que em dia três começaria o curso,  e ele via o tempo passar sem contratação de professores e a preocupação com as desconfianças só aumentava, ontem era o dia da entrega das apostilas, e as pessoas que atrasavam ele enviava mensagens.

Após ser ouvido foi instaurado um inquérito policial, ele responderá o crime em liberdade, mais continua sob investigação policial.

Autor: Ronie Von Barros Fonte: Portal Guajará