PUBLICIDADE

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mulher que participou de assalto a restaurante na Tijuca contou trajetória no crime em vídeo na internet




Ivone Fernandes de Mendonça, de 34 anos, a loura que estava na linha de frente na tentativa de assalto ao restaurante Brasa Gourmet, na esquina das ruas Mariz e Barros e Professor Gabizo, na Tijuca, já ergueu a bandeira da ONG AfroReggae, que ajuda na ressocialização de detentos em progressão de pena.
Ivone foi presa por lesão corporal, resistência e roubo, em maio de 2006, após ser baleada numa troca de tiros com policiais. Ao ingressar no regime semiaberto, três anos depois, disse ter procurado a ONG. Lá, trabalhou como recepcionista do Projeto Empregabilidade por pouco mais de um ano, recebendo salário mensal de R$ 800, segundo a coordenação do AfroReggae. Em julho de 2010, foi considerada foragida ao sair para o trabalho e não voltar para o Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, onde cumpria pena.
— Ela sempre foi dedicada, prestativa, pontual. Tem uma família correta e uma filha que a ama. Fiquei chocado com a história — disse José Júnior, coordenador do AfroReggae, que também comentou o caso pelo Twitter.
Enquanto trabalhava na ONG, Ivone gravou depoimento, em vídeo, contando sua trajetória no crime. Na entrevista, postada no Youtube, disse ter participado do assalto em 2006 para bancar o vício em crack.
"Sou meio, assim, agitadinha. Poxa, uma garota bonitinha, com disposição. Era a "bucha" perfeita, né?" — disse no vídeo, com sotaque do Sul do país.
Apesar de ter nascido em Tubarão, Santa Catarina, ela também era conhecida como Russa. Ou Gaúcha, já que foi criada numa família de classe média em Viamão, município da região metropolitana de Porto Alegre. Fã de rock, disse ter saído do Rio Grande do Sul para ver os Rolling Stones, no Rio, há 8 anos. Em vez de ir ao show, se envolveu "com o pessoal de uma favela" e com o crime.
A relação com a filha adolescente, hoje com 17 anos, parecia ser a sua maior preocupação. Desde que Ivone veio para o Rio, a garota foi criada pela avó.
" Ela quer saber por que eu cometi esse crime. São perguntas que eu mesma não sei responder", comentou em outro trecho do vídeo postado no Youtube.

 O ASSALTO AO RESTAURANTE (13/08/2012)

Os três suspeitos baleados na tentativa de assalto ao Restaurante Brasa Gourmet, na esquina das ruas Professor Gabizo com Mariz e Barros, na Tijuca, na manhã desta segunda-feira, morreram. A informação é de policiais do 4º BPM (São Cristóvão).
O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Ronald Freitas de Santana, disse que a polícia recebeu uma denúncia sobre um assalto com reféns e enviou equipes para checar. Os policiais, segundo ele, encontraram um homem e uma mulher na porta do restaurante. O comandante afirmou que a mulher teria sacado uma pistola na chegada dos policiais, iniciando o confronto. Ela foi baleada e morreu dentro do estabelecimento.
Um dos mortos na porta do restaurante
 
 

Um dos mortos na porta do restaurante Foto: Pablo Jacob / O Globo
 


O outro bandido foi morto ao ser atingido do lado de fora. O terceiro, baleado na perna, chegou a ser preso na Praça Afonso Pena, quando tentava fugir, mas também acabou morrendo. A polícia faz buscas por outros três bandidos que conseguiram fugir e ainda apura se algo foi levado do restaurante pelos criminosos.
As armas que estavam com os bandidos
 
 

As armas que estavam com os bandidos Foto: Pablo Jacob / O Globo
 
 


 
Funcionários do estabelecimento contaram que a tentativa de assalto ocorreu por volta de 10h30m desta segunda-feira, quando um grupo de pessoas, bem vestidas, entrou no restaurante perguntando se já havia almoço. Logo depois, eles anunciaram o assalto e trancaram mais de 20 funcionários para a cozinha. A polícia chegou em seguida, e assim o tiroteio teve início.


Fonte: EXTRA.GLOBO