PUBLICIDADE

segunda-feira, 17 de março de 2014

Isolamento: Tribunal Regional Federal suspende proibição de obras e acesso na Br-421

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) anunciou no final da manhã desta segunda-feira que o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região revogou a proibição para a realização de obras na BR-421 e entorno, garantindo o acesso ás cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Há cerca de duas semanas o Governo iniciou o trabalho para garantir o tráfego às para as regiões atingidas pela cheia, mas o Ministério Público Federal não concordou e acionou o Judiciário. Vários protestos foram realizados e até a presidente Dilma Roussef manifestou-se favorável a liberação dos trechos como garantia de sobrevivência das populações atingidas.

Segundo o MPF alegou, a medida visava “manter a preservação do parque estadual, área de proteção integral, onde há vestígios da presença de indígenas nunca contatados, dentre eles a etnia Karipuna”. 


Ao comemorar a decisão judicial, Moreira Mendes afirmou que a proibição era “uma verdadeira falta de sensibilidade das autoridades. A população estava sendo prejudicada pela obstrução da BR-421, mas agora essa situação mudou”.
Fonte: RONDONIAGORA