PUBLICIDADE

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Nove bairros de Guajará-Mirim, RO, têm índice alto de casos de dengue

De outubro de 2012 a abril deste ano, 489 casos de dengue foram notificados em Guajará-Mirim (RO). Segundo o Levantamento de Índice Rápido de infestação por Aedes aegypti (Lira), o município está enquadrado com médio risco de epidemia da doença. Nesta quarta-feira (16) o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepa) iniciou uma campanha de prevenção à dengue em nove bairros onde houve maior índice de notificações e casos confirmados da doença.


De acordo com a coordenadora do núcleo de Educação e Saúde do Nuvepa, Ana Denise de Araújo, os agentes de endemias vão visitar todas as casas, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais dos bairros onde houve o maior índice de notificações da doença nos últimos meses. “Nossos agentes de endemias vão visitar esses bairros até o dia oito de novembro, para evitar uma epidemia da doença”, explica.

O primeiro bairro a ser atendido é o Jardim das Esmeraldas que, segundo a coordenadora, precisa de uma atenção maior, pois tem muitos terrenos baldios com acúmulo de lixo e, consequentemente, tem o maior índice de infestação.

Onze agentes de endemias estão visitando as casas e realizando vistorias para verificar possíveis focos da doença em locais onde há acúmulo de água. Além disso, estão orientando os moradores sobre a importância em combater e evitar a doença. Para a dona de casa Enielza Pires da Silva, que mora na região com maior índice de infestação, campanhas como esta são fundamentais para manter a saúde da população. “Aqui no bairro tem muito lixo nas ruas e à noite tem mosquito demais. Acredito que os moradores deveriam cuidar mais dos quintais, por que não adianta nada eu limpar e evitar acúmulo de água, se lá na esquina tá cheio de foco da doença. Acho que ainda falta conscientização”, diz a moradora.

Além da visita e das orientações, os moradores estão recebendo sacos para o recolhimento de materiais que possam acumular água e ser criadouro para o mosquito que transmite a dengue. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) deve recolher o lixo.

Fonte: G1/RO