PUBLICIDADE

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Carreta percorrerá RO realizando trabalho de prevenção ao câncer

(Foto: Lauane Sena/G1)
Fazendo um trabalho de prevenção ao câncer de mama, próstata, pele e de colo do útero, está em Vilhena desde a manhã de domingo (15) a carreta do Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII. Uma equipe formada por sete profissionais, entre médicos e enfermeiros, realizam atendimentos a população.


De acordo com o médico responsável pelos atendimentos, Raphael Luiz Haikel, o estado receberá mais uma unidade. “Rondônia foi contemplada com duas unidades, essa carreta ficará percorrendo as cidades do estado fazendo o trabalho de prevenção”, explica o médico. Segundo ele, a ação faz parte do projeto de rastreamento do câncer.

A carreta possui um mamógrafo digital, um centro cirúrgico e uma sala para coleta do exame papanicolau. “O exame de papanicolau é de base líquida e consegue diagnosticar muito mais do que o exame convencional”, explica. Em alguns casos de câncer de pele são feitas pequenas cirurgias.

Luzinete Briske, de 47 anos, faz tratamento contra o câncer de pele desde 2006, soube da carreta pela filha. “Eu já faço tratamento, faço alguns procedimentos só quando aparece algum sinal da doença”, conta. Luzinete vai passar por uma mini cirurgia no rosto e fala do atendimento

Vilhena foi a primeira cidade do estado a receber a carreta, onde permanecerá até a próxima quinta-feira (19), quando seguirá para Pimenta Bueno (RO).

Fonte: g1