PUBLICIDADE

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MP apura falta de equipamentos em Grupamentos de Policiamento ostensivo

Os problemas estruturais acorrem nos Grupamentos de Polícia de Costa Marques e São Domingos do Guaporé. 

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça Costa Marques, está apurando a falta de equipamentos e uma série de outros problemas estruturais no 2º Grupamento de Policiamento Ostensivo de Costa Marques e no 3º Grupamento de Policiamento Ostensivo de São Domingos do Guaporé.


De acordo com o Promotor de Justiça Thiago Gontijo Ferreira, no Grupamento de São Domingos faltam aparelho de fax, computador, armamento, reserva de armamento (local apropriado, com tranca), policial feminina e muro. Já no Grupamento de Costa Marques, verifica-se a ausência de etilômetro e decibelímetro.

O integrante do Ministério Público, que instaurou inquérito civil público para apurar a situação, destacou que a ausência de pessoal e de equipamentos prejudica a boa prestação do serviço essencial de segurança pública, ressaltando, inclusive, que os aparelhos fazem parte da estrutura mínima necessária para os órgãos de segurança em suas atividades cotidianas.

O Promotor de Justiça afirmou, ainda, que a falta de etilômetro tem gerado a impunidade de diversos agentes infratores das normas de trânsito e que a inexistência de policial feminina prejudica as ocorrências e abordagens policiais. “Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, e principalmente, deixar de praticar indevidamente, ato de ofício”, pontuou o Promotor.

MP-RO empossa 51 candidatos aprovados no último concurso

O Ministério Público de Rondônia realizou nesta quarta-feira (1º/8) cerimônia de posse de 51 candidatos aprovados em concurso público promovido em fevereiro deste ano para preenchimento do quadro de servidores da Instituição. Os recém-empossados, aprovados para cargos de nível médio e superior e nomeados no início de julho, se juntam aos 654 colaboradores que integram o MP em todo o Estado, além de 135 membros e 200 estagiários.

Tomaram posse aprovados nos cargos de técnico administrativo, analista em informação e pesquisa, analista processual, oficial de diligência, oficial de segurança institucional, entre outros.

Ressaltando o preparo intelectual do grupo e o empenho e a dedicação empregados para a obtenção do sucesso no certame, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, deu as boas-vindas aos primeiros empossados do concurso, convidando-os a assumir um rigoroso compromisso com a moral, a ética e a probidade administrativa, princípios que norteiam a atuação do Ministério Público de Rondônia. “Os senhores estão ingressando em uma Instituição que tem como principal missão a defesa da sociedade. Hoje esta missão também passa a ser de vocês”, afirmou.

Ao saudar os empossados, o Secretário-Geral do Ministério Público, Promotor de Justiça Renato Grieco Puppio, afirmou que a posse dos aprovados tem como objetivo atender o crescimento da Instituição, ante as necessidades cada vez maiores da sociedade.

Durante a solenidade, os aprovados prestaram juramento e participaram de treinamento, por meio do qual foram orientados acerca da estrutura da Instituição, os serviços prestados à sociedade e sua composição administrativa.
Também participaram da cerimônia de posse o Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio José de Barros Silveira, os Procuradores de Justiça Osvaldo Luiz de Araujo e Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, além do Diretor da Diretoria de Gestão de Talentos, José Carlos Colares, do presidente da Associação dos Servidores do MP-RO, Evemero Silva de Araújo, e do representante do presidente do Sindicato dos Servidores da Instituição, Leonardo Ernandes.

Fonte: rondoniadinamica