PUBLICIDADE

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

FUNDAÇÃO HEMERON DESATIVA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL EM NOVA MAMORÉ

Sem explicações que justifique a decisão, a Fundação Hemeron (Fhemeron), desativou a Agência Transfusional de Nova Mamoré no início deste mês de janeiro. Inaugurada em 2004, a agência funcionava nas dependências da Unidade Mista Antônio Luís de Macedo.


Procurada, a administradora da agência, Zenaide Monteiro, disse não entender a decisão da fundação. “ Fechar a agência em Nova Mamoré compromete as cirurgias e atendimentos que necessitam de sangue, isso é preocupante, porque tínhamos em média onze atendimentos por mês, agora o paciente vai precisar se deslocar para Guajará-Mirim para tomar sangue, correndo risco de morrer durante a viagem”, comentou.

Outro fator que também deve ser mais bem avaliado, conforme disse a administradora, é a situação dos quatro servidores do Estado que estavam lotados na fundação e que foram transferidos para os hospitais de Extrema e Guajará-Mirim. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao secretário de saúde do Estado, que tais servidores permaneçam na Unidade Mista Antônio Luis de Macedo, considerando-se a escassez de servidores naquela unidade.
O Secretário Municipal de Saúde, Claudionor Leme disse que também não recebeu nenhuma explicação sobre o fechamento da agência, mas que a prefeitura está pronta para apoiar no que for necessário para que a população não seja penalizada. “ Esperamos que o presidente da Fhemeron reconsidere a decisão, e retome as atividades da agência o mais rápido possível, a população de Nova Mamoré não pode ficar desassistida”, argumentou.

Fonte: Assessoria.