PUBLICIDADE

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Projeto de lei visa criar condições para a interiorização dos meios de comunicação

Fica autorizado o Poder Executivo a criar incentivos fiscais às empresas para a implantação de infraestrutura essencial ao desenvolvimento econômico e social do estado, através da instalação de estações rádio-base (ERB) de suporte a prestação de Serviço Móvel Pessoal (SMP) e dá outras providências. A proposta é de autoria da deputada Epifânia Barbosa (PT), e consta no Projeto de Lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Rondônia, para beneficiar localidades rurais hoje não atendidas pelo serviço.

Os incentivos fiscais serão realizados por meio de concessão de crédito outorgado de ICMS vinculado à instalação de estação rádio-base (ERB) de suporte ao serviço móvel pessoa (SMP), em pleno funcionamento e operação, de acordo com as normas em vigor, que assegurem que as localidades rurais e distritos que não possuem os serviços sejam inseridos na área de cobertura do SMP, com tecnologia mínima GSM-EDGE e 3G.
De acordo com Epifânia, o presente projeto visa criar condições para a interiorização dos meios de comunicação - serviço de telefonia móvel e internet – contribuir para incrementar a produção rural e melhorar a qualidade de vida das famílias de agricultores. “Com o advento da telecomunicação é justo que o meio rural seja agraciado com mais essa tecnologia”, disse a deputada.
Inicialmente a proposta irá atender aos distritos mais populosos de Rondônia, ou seja, aqueles com população urbana superior a mil moradores. Os doze distritos que se enquadram na classificação são: Riozinho, Triunfo, Tarilândia, Quinto Bec, Nova Dimensão, Rondominas, Calama, Extrema, Nova Califórnia, São Carlos, Vista Alegre do Abunã e União Bandeirante. Além destes serão contemplado mais quatro distritos menores que serão considerados pilotos para a implantação da telefonia móvel nos distritos que juntos possuem uma população de 2.696 habitantes.
“Com este projeto vamos atender essa demanda que esta reprimida há muitos anos, e propomos que seja levado o que existe de mais moderno em tecnologia para as comunidades rurais de Rondônia. O cidadão que vive no interior terá à disposição telefonia móvel e transmissão de dados de alta qualidade. A proposta que apresentamos não necessitará de recursos imediatos do tesouro e serão pagos a partir de descontos nos impostos devidos pela operadora, ou seja, de forma criativa podemos superar a escassez de recursos do estado e a ausência de interesses das empresas privadas e ao mesmo tempo beneficiar milhares de moradores” declarou a parlamentar.
A escolha da empresa a prestar serviços e ser beneficiada com o incentivo ocorrerá através de chamamento ou licitação pública, onde o edital estabelecerá todos os critérios para livre e igual concorrência as operadoras.
Fonte: ALE