PUBLICIDADE

quarta-feira, 29 de maio de 2013

MEC anuncia hospital de mais de 300 milhões de reais para a UNIR; Por Sérgio Pires

Pela enésima vez, o governo garante que vai construir um hospital universitário no campus da Unir, em Porto Velho.Tomara que seja verdade! Prima pobre da família do ensino superior público no país, a Unir sobrevive mais pelo esforço do seu comando, do seu corpo de professores, do seu pequeno número de funcionários, do que pelo apoio da União. Agora, depois da crise que passou, com o escândalo envolvendo o ex-reitor José Januário do Amaral, a instituição vive uma nova fase, se reconstruindo, sob o comando da competente Berenice Tourinho.

Numa reunião com o ministro Mercante, da Educação e com representantes da bancada federal, como o deputado Nilton Capixaba, Berenice foi informada da intenção do governo em erguer o hospital. O problema é que essa promessa já aconteceu tantas vezes, que fica difícil acreditar que serão mesmos despendidos 300 milhões de reais para a obra. Mas já há algo concreto: 25 milhões de reais de emendas da nossa bancada para a construção dos futuros laboratórios. Já é um começo, embora pareça ainda mais um exercício de futurologia do que algo real e palpável. A novela do hospital universitário, contudo, tem mais um capítulo. Não se sabe se ela terá longa duração e se um dia terminará.

Mas há pelo menos outra informação, essa positiva e realizável. O MEC autorizou concurso para a contratação de 173 novos servidores para a Unir. Ela tem hoje menos de 300 técnicos, um para cada 40 estudantes. Espera-se, realmente, que esteja chegando a hora da Unir ser tratada como merece. Porque já tem o corpo docente entre os mais respeitados do país. Agora, só falta o governo dar-lhe condições mínimas, porque, no que depender da sua equipe, nossa Universidade pública vai fazer bela figura no contexto do ensino superior brasileiro.

NOVOS RUMOS
Nome dos mais quentes para disputar o Governo em 2014, o presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, está à busca de novos rumos. É voz corrente que ele e o presidente do PSD, Moreira Mendes, já não falam a mesma linguagem. Há algumas possibilidades, incluindo a de que Hermínio vá para o MD, assumindo o comando regional, com o aval do comando nacional do novo partido. Para trocar de sigla, Hermínio precisará provar que está sendo mal tratado no seu partido ou terá que ser expulso. É mais um obstáculo no caminho do obstinado Hermínio, que nunca entrega os pontos.

FILHO DOS OUTROS
Ainda bem, para eles, que o jovem Elias Morais Neto, de 19 anos, não era filho dos defensores dos menores assassinos. Porque Elias foi covardemente morto, num sábado de festa no centro de São Paulo, por um desses criminosos, que não só o assaltou, mas decidiu, bradando a sentença de morte na hora, que Elias deveria ser executado. Comemorem os defensores dos direitos dos assassinos que não são seus filhos os mortos todos os dias. Porque esse matador, de 17 anos, já havia sido "apreendido" 12 vezes. Não dá vontade de vomitar?

COISA DE DOIDO
Se forem reais os números que andam sendo apresentados sobre o total de servidores da Câmara Municipal de Porto Velho - apenas 120 concursados, para mais de 350 cargos comissionados - se está diante de um absurdo inominável. Não é possível que um poder, responsável pela fiscalização do Executivo e que deva dar exemplo do cumprimento das leis, mantenha essa aberração. Está na hora de se começar uma limpeza pelos lados da Câmara, realizando concursos para que esta situação acabe de vez. Os vereadores da Capital têm obrigação de dar explicações à comunidade sobre o que está acontecendo por lá.

É O RAIO
Brincadeira de humor negro. "Morreu de que?" "Do raio!" "Que raio?" "O raio da cachaça!". Pois é o álcool que continua tirando vidas e mais vidas, nesse trânsito doido. No final de semana, mais duas pessoas morreram, daquela forma besta. Ambos saudáveis, trabalhadores, informa-se que passaram o dia bebendo e depois foram voltar para casa de moto. Não deu outra. O que pilotava foi atingido pelo raio. Da cachaça. E perdeu a vida, junto com o amigo, embaixo das rodas de um ônibus.Duas famílias ficaram órfãs. Terrível.

TROCA DE COMANDO
E o secretário da Justiça, delegado Fernando Oliveira, agora ex, deixa a Secretaria de Justiça,assim como seu adjunto, Zaqueu Ramos. Oliveira deixa o posto com nota recheada de elogios ao governador Confúcio Moura, mas a verdade é que a pressão sobre a Sejus foi intensa e, ainda, a longa greve dos agentes penitenciários pode ter pesado na decisão. Elizete Gonçalves, até agora um nome desconhecido do público, será a nova titular da pasta.
E OS BRASILEIROS?
São velhos, mas ainda são bons. Voam. Poderiam, por exemplo, ser colocados a disposição do sistema de saúde do país, para transportar doentes, feridos no trânsito, ajudar famílias ilhadas, enfim, teriam, para os brasileiros mais pobres, uma série de utilidades. Mas, por decisão da presidente Dilma, quatro helicópteros brasileiros foram doados, presenteados, sem qualquer custo ou contrapartida, ao Exército da Bolívia. O que os bolivianos têm que os brasileiros não têm? Espera-se pelo menos bom senso e menos ideologia, dos nossos governantes.

PERGUNTINHA
Será que, depois de tantas promessas e vergonhosos atrasos, finalmente este ano ainda o novo prédio da INSS de Porto Velho será inaugurado?

Fonte: Sérgio Pires