PUBLICIDADE

sábado, 19 de janeiro de 2013

Governo Confúcio erra cálculos de arrecadação e prejudica Poderes, que não têm como pagar salários

Por causa de um erro de cálculo do Executivo, os Poderes enfrentam dificuldade para pagar salários de funcionários devido à Lei de Responsabilidade Fiscal. Estão no mesmo barco a Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça e Ministério Público. Há dinheiro em caixa, mas não pode ser gasto com salários, porque o governo não arrecadou o que esperava.

Em 2012 a economia de Rondônia bateu recordes, se equiparando à da China. Foram 9% de crescimento, enquanto a média nacional ficou pouco acima dos 4%. Mas os assessores do governador calcularam que seria muito mais, por isso o governo gastou por conta de um índice que não foi atingido.

Ao contrário do que o governo vinha alegando, a arrecadação nunca caiu. O que ocorre é que não atingiu os índices estratosféricos previstos pela equipe de Confúcio Moura. Isso também prejudicou o Executivo, que pretendia gastar muito e agora não consegue pagar fornecedores em dia.

Em razão da falha, o governo está dando calote nos fornecedores, chegando ao ponto de pedir autorização para emprestar dinheiro no Banco do Brasil para conseguir manter o salário do funcionalismo em dia. Hoje os Poderes estão gastando com servidores mais do que permite a lei. Será preciso conter essas despesas nos próximos meses.

Fonte: Novo Jornal