PUBLICIDADE

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PM aponta erros no comportamento de consumidores durante compras

Ação em shopping e ruas de comércio de Porto Velho é preventiva. Acessórios devem ficar protegidos junto ao corpo, diz coronel.

Para evitar roubos, PM indica que as bolsas sejam
carregadas junto ao corpo, como faz a auxiliar de
enfermagem Jocinelia Guedes.
(Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
As festas de final de ano, o pagamento do 13º e gratificações faz com que aumente consideravelmente o movimento de pessoas e a circulação de dinheiro no comércio, atrativos para os criminosos, que estão de olho nos desatentos. Ao caminhar por ruas e avenidas movimentadas, ou parar para olhar vitrines, é importante manter a atenção. “No caso das mulheres, as bolsas devem ser carregadas na parte da frente, protegida pelo braço”, explica o coronel da Polícia Militar de Rondônia Carlos Roberto de Oliveira.

No shopping de Porto Velho, local com grande concentração de pessoas, o coronel aponta erros e acertos na hora das compras. A empresária Alcinira Rangel, por exemplo, observava a vitrine de uma loja distraída, com a bolsa atrás do corpo, o que, de acordo com Carlos Roberto, facilitaria a ação de bandidos (Imagem abaixo). “Eu já tinha ouvido falar [sobre a forma correta de carregar a bolsa], mas a gente acaba não se atentando”, disse a empresária, que afirmou nunca ter sido vítima de roubo ou furto.
Em abordagem, coronel da PM explica a forma correta de carregar bolsas para se proteger da ação de assaltantes (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1) 
Em abordagem, coronel da PM explica a forma correta de carregar bolsas para se proteger da ação de assaltantes (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
A auxiliar de enfermagem Jocinelia Guedes diz sempre andar com a bolsa protegida. “Já fui assaltada várias vezes, então já ando precavida”, afirmou Jocinelia.
No caso de lanchonetes, bares ou praças de alimentação, a dica é deixar as bolsas sempre visíveis, sobre a cadeira ou mesa, e nunca penduradas. “Na hora de se servir, é importante deixar alguém na mesa, cuidando dos pertences”, diz o coronel.
As amigas Juliana Ferri, psicóloga, e Daniela Ibi, empresária, deixaram as bolsas e compras nas cadeiras próximas, a vista e alcance de cada uma, situação apontada como correta pela PM, mas Juliana confessa que nem sempre é assim. “Vivo distraída, esqueço a bolsa aberta, mas felizmente nunca tive nenhum incidente”, conta a psicóloga.
Mesmo na hora de comer, pertences devem estar sempre a vista, alerta PM. (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1) 
Mesmo na hora de comer, pertences devem estar
sempre a vista, alerta PM.
(Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)

Para evitar furtos e roubos, o coronel da PM afirma que é imprescindível a atenção e cuidado com os pertences. “Para se proteger dessas ações, 90% é precaução, o restante é sorte e reação”, finaliza Carlos Roberto.

O uso excessivo de jóias ou objetos que chamem a atenção também deve ser evitado. A PM também sugere que se evite sair de lojas ou bancos contando dinheiro.

Para alertar a população, a Polícia Militar realiza a campanha 'Fique de Olho, realizando a abordagem e conscientização quanto aos cuidados necessários na hora das compras. Além de shopping,  os policiais também percorreram as Avenidas Sete de Setembro, José Amador do Reis, Jatuarana, no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, dentre outros pontos. Nas ruas, o efetivo foi reforçado em 50%, segundo a PM.

Fonte: G1