PUBLICIDADE

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Flamenguista 'roxo', aposentado de RO não tira o uniforme para nada

José Bento Frota da Silva, 60 anos, morador de Guajará-Mirim, RO, é conhecido na cidade como Bentinho do Flamengo. O torcedor fanático do Rubro-Negro tem até um bar com mesmo nome. A paixão começou na adolescência e é visivelmente percebida por todos, já que Bentinho se recusa a vestir qualquer outra roupa que não seja nas cores preto e vermelho. A cor branca é permitida, pois o Fla tem uniformes com ela. Como se não bastasse, o torcedor ainda pinta os dedões das mãos e pés na cor do time.

- Já perdi a conta de quantas camisas tenho do Mengão. Mas procuro ter pelo menos uma de cada campeonato. Minhas calças, bermudas, toalhas e até minhas cuecas são nas cores vermelha e preta.
A preferência do torcedor pelas roupas nas cores do time não tem limites e nem ocasião. Pode ser casamento, batizado, festa de formatura e até na igreja, onde faz parte do coral. Bentinho está sempre vestido a caráter, como um legítimo flamenguista. A sobrinha do torcedor quem o diga.

- Minha sobrinha me convidou para ir a sua formatura da faculdade. Perguntei logo: “tem certeza que não vai sentir vergonha do seu tio vestido de Flamengo”? (risos)

Bentinho do Flamengo, torcedor 'roxo' do Rubro-Negro de Guajará-Mirim, RO (Foto: Rosiane Vargas/GLOBOESPORTE.COM e Arquivo Pessoal/Bentinho) 
 (Foto: Rosiane Vargas/GLOBOESPORTE.COM e Arquivo Pessoal/Bentinho)

Maxsamara, diz que não se impressionou ao ver o tio chegar à festa vestido as cores do time.

- Aqui na cidade todo mundo já se acostumou em vê-lo assim. Não causou grande impacto - disse.

Vascaína na Família

Mas o destino lhe pregou uma peça. A filha de Bentinho não se reúne com os amigos em dias de jogos no bar do pai. Darling Katirini Frota da Silva, de 19 anos, é vascaína e prefere sair de casa, para evitar desavenças. Já Jhon Leno Frota da Silva herdou o time do pai.

Muito além do vestuário

Não satisfeito em se vestir nas cores do time do coração, Bentinho também caracterizou a motocicleta, e é claro, o capacete.

Bentinho do Flamengo, torcedor 'roxo' do Rubro-Negro de Guajará-Mirim, RO (Foto: Rosiane Vargas/GLOBOESPORTE.COM) 
Bentinho do Flamengo
(Foto: Rosiane Vargas/GLOBOESPORTE.COM)

Ele também coleciona objetos do Mengão na parede do seu bar. Quadros relembram os títulos conquistados pelo time carioca. Canecas, cofres e artigos variados decoram a casa.

O torcedor que um dia foi centroavante do Flamengo de Guajará-Mirim, conta como foi ganhar o vice-campeonato municipal no ano de 1983.

- Valeu mais que o tricampeonato que ganhei pelo time do Marechal Rondon (time de Guajará-Mirim), em 1974 .

Sonho
Bentinho ainda quer ir ao Maracanã em um FlaxFlu e conhecer o Zico, que para ele, foi e sempre será o melhor jogador do Flamengo de todos os tempos.

Fonte: Globoesport.com