PUBLICIDADE

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Verão Limpo: Projeto chega a Aldeia indígena de Ricardo Franco no rio Guaporé


Navegando pelo rio Guaporé por mais de oito dias, as equipes do Projeto Verão Limpo, atenderam as comunidades indígenas das aldeias da Coca, Macurap e de Ricardo Franco, todas ficam próximas do distrito de Surpresa. A diretora do Centro Médico da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Vera Lucia, foi recebida pelo Cacique Aristide da aldeia de Ricardo Franco, que apresentou os demais indígenas e toda região aos profissionais do Projeto Verão Limpo.


A Diretora, Vera Lucia, aproveitou para caminhar pela aldeia e entregar em companhia dos bombeiros militares os kits domésticos aos indígenas. Segundo o relatório do Centro Médico, na parte de atendimento para Clínico Geral foram (68) atendimentos, pediatria (48), dentista (84), ginecologia (18), consultas em enfermagem (182) e emergência (26). Portanto o total geral de atendimentos ficou em (244).

Os procedimentos na área de Clínico Geral ficaram em (204), pediatria (192), dentista (336), ginecologia (36), consulta em enfermagem (364), medicamentos distribuídos para as tribos indígenas (812) e emergências foram mais de (100). O total de procedimentos ficou em (2.052) na aldeia indígena de Ricardo Franco. Após dois dias de trabalhos intensos, os profissionais do Projeto Verão Limpo, interagiram e atenderam as etnias: Canoé, Jabuti, Ajurú, Macurap, Ancapú, Urudão, Tuparí, Durumiti, Uruim, Urudão e Tuparí na região ribeirinha do rio Guaporé.

O Cacique da Aldeia de Ricardo Franco, Aristide, agradeceu a todos os profissionais do Projeto Verão Limpo e desejou boa sorte a todos os passageiros e tripulantes da embarcação Canuto, que seguiram viagem de rumo a aldeia indígena Bahia das Onças, a última do município de Guajará-Mirim (RO), pois esta faz divisa com o município de Costa Marques (RO).
Distrito de Surpresa recebe os serviços
Médicos, dentistas, enfermeiros, educadores, bombeiros e policiais militares ambientais prestaram os seus respectivos serviços no distrito de Surpresa, comunidade ribeirinha que faz parte do município de Guajará-Mirim (RO). Em três dias de ação social, foram realizados procedimentos, atendimentos e palestras educacionais para os povos ribeirinhos e indígenas daquela região.

No dia (12), os moradores de Surpresa receberam 93 atendimentos e 791 procedimentos, no dia (13) foram 212 atendimentos e 1.591 procedimentos. Por fim, no dia (14) foram 204 atendimentos e 1.468 procedimentos. O administrador do distrito de Surpresa, Sérgio Ricardo, agradeceu aos organizadores e idealizadores do projeto Verão Limpo. Para o administrador, as dificuldades do povo de Surpresa estão ligadas a falta de comunicação, saúde e principalmente ao acesso, que é somente por meio fluvial.

Os moradores de Surpresa também sofrem com a falta de segurança pública na localidade, pois falta uma delegacia da Polícia Civil, uma base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Senhor Presidente, Hermínio Coelho, agradecemos pelo apoio que o senhor vem dando a este projeto, porém, solicitamos que o senhor nos ajude a concretização a implantação de nossa delegacia, pois começamos, mas não terminamos”, explicou o administrador de Surpresa, Sérgio Ricardo.

O morador Fabrício de Oliveira, disse que os odontólogos foram extremamente competentes ao realizarem os seus trabalhos com ele e suas filhas. “O projeto é ótimo, se tivesse iniciativas como essas durante todo o ano nas regiões ribeirinhas daqui, seria excelente” disse o morador de Surpresa Fabrício de Oliveira. Após os três dias de trabalho para a comunidade de Surpresa, os profissionais que compõem as equipes do Projeto Verão Limpo, seguiram viagem pelo rio Guaporé, com o destino a aldeia de Ricardo Franco.

Autor: Maique Pinto
Fonte: ALE/RO