PUBLICIDADE

sábado, 23 de junho de 2012

Festcineamazônia lota Praça dos Pioneiros em Guajará-Mirim

Em comemoração ao centenário da Madeira Mamoré foi exibido o filme dinamarquês A Ferrovia do Diabo





Com a presença do secretário de cultura e turismo de Guajará Mirim, Sr, Diego Orsini, do professor Charleston da Escola Maria Celeste, e os coordenadores do festival Fernanda  Kopanakis e Jurandir Costa, foi iniciada a quinta exibição do Festcineamazônia na cidade.
Para o secretário Diego Orsini, esta ação cultural promovida pelo festival, tem um grande alcance social, uma vez que atinge uma população  que por razões geográficas, não  teriam acesso às essas manifestações.  O professor Charleston registra que a escola viveu os últimos dias “por conta da exibição do Festcineamazonia”. Para Fernanda Kopanakis, salientou que no momento que se realiza a RIO + 20, o festival trás para as praças de comunidades distantes, como Guajará Mirim, as mensagens de humanização do planeta. Jurandir Costa mostrou a abrangência do festival que percorre vários países da América Latina, Portugal e África.
Três filmes foram exibidos nesta noite, a animação “O Mapinguari” de Marcos Magalhães e Guy Charnaux”, “A Ferrovia do Diabo” do diretor dinamarquês Simon Plunn, produzido no Brasil or Bill Fogtman  e o outro foi “ The Boléia” do cineasta português Ricardo Almeida que  falou de seu filme. Ricardo Almeida  está fazendo um documentário da itinerancia pelo Vale do Guaporé. O filme de Bill Fotman preenche às comemorações pelo centenário da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, celebrado este ano.
O circo se fez presente com a apresentação do Palhaço XUXU, que empolgou a criançada e levou aos mais velhos suas mensagens de amor a vida, personagem vivido pelo consagrado ator Luiz Carlos Vasconcelos.









 

O Festcineamazônia Itinerante segue hoje (23/06) para a cidade de Guyaramerim, se apresentando na praça central da cidade.O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil.